Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ferreira, Maria Jenúzia Santos, Bruno Fernando Secretaria Municipal de Educação de Olhos d’Agua-MG Matos, Lourdes ( formadora)
Ao desenvolver a presente atividade pretendeu-se fazer uma análise crítica e reflexiva sobre os hábitos alimentares dos alunos do 5º Ano Lilás da E. M. Paulo Vieira Souto, além de explorar recursos de informática como editor de textos, Paint, Internet, numa perspectiva interdisciplinar. envolvendo Alfabetização, Ciências e Informática, o trabalho foi desenvolvido através de atividades práticas diversificadas durante cinco aulas de sessenta minutos com aporte teórico do Portal do Professor - MEC e do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Paulo Vieira Souto, situada no Município de Olhos d´Água, MtG.
Para tanto as atividades propostas nos proporcionaram uma reflexão sobre alguns questionamentos em relação a alimentação saudável, dentre eles os mais comuns:
Com quem as fazem?
Qual lugar da casa utilizam para fazer as refeições?
Que alimentos consideram adequados e quais consideram inadequados?
Assim, procuramos aprimorar e compreender a verdadeira finalidade e importância de hábitos alimentares saudáveis, analisando os benefícios que as mesmos trazem para nossa vida.
•O primeiro passo foi investigar nossos hábitos alimentares organizando a turma em roda de conversa e fazendo alguns questionamentos e solicitando que os mesmos registrassem em uma tabela quais alimentos consideravam adequados e inadequados.
• Na segunda aula pedimos que se se organizassem em duplas no laboratório de informática e acessassem a Internet para assistirem ao vídeo "Teatro Educação Nutricional” “" http://www.youtube.com/watch?v=eUsEmWQ81yw, que trata de alguns alimentos preferidos pelas crianças, mas que são inadequados e faz sugestões de vários outros alimentos adequados para uma alimentação saudável. Pedimos também que acessassem o vídeo "Comer pode ser divertido” http://www.youtube.com/watch?v=IheXSMN9Jb0, que
• Na terceira aula realizamos uma entrevista com a nutricionista responsável pela merenda escolar onde os próprios alunos confeccionaram o convite e o roteiro da problematização, utilizando o Paint e o editor de textos. Uma Atividade interdisciplinar, pois contextualiza a escrita, ressaltando a sua função social, de comunicação e o conteúdo de Ciências. Avaliação REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Municipal Paulo Vieira Souto. Olhos D´Água 2010
•Na quarta aula pedimos aos alunos que acessassem a página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação na Internet, mas precisamente no link do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar para conhecer melhor o programa e em seguida pedimos que analisassem se a alimentação oferecida pela escola é adequada ou inadequada.
•A culminância dos atividades foi realizada numa quinta aula, com a realização de uma salada de frutas e apresentações sobre o temática estudada.
Materiais/Recursos Didáticos
Xerox, computador com acesso a Internet, aparelho de som.
Relatório coletivo, resgatando o que foi mais interessante e relatório individual como forma de verificação da aprendizagem, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário