CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ENS. E APRENDENDO COM AS TIC
NOME: MARIA JENÚZIA FERREIRA / BRUNO FERNANDO SANTOS
UNIDADE 3: PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
ATIVIDADE: 3.5 – TEMA “PLANEJANDO ATIVIDADE USANDO MÍDIAS DIGITAIS”
ESCOLA: E. M. PAULO VIEIRA SOUTO
FORMADORA: LOURDES MATOS/FRANCISMAR PEREIRA LOPES
Estrutura Curricular
ESCOLA MUNICIPAL PAULO VIEIRA SOUTO
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
CIÊNCIAS / MEIO AMBIENTE / CIDADANIA
TEMA: SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
CONTEÚDO: LIXO
Objetivos:
· Descobrir o que é lixo,
· Reconhecer que a partir de atitudes simples, podemos contribuir para evitar tragédias.
· Construir cartazes com sugestões de como cuidar do lixo
· Realizar campanhas de conscientização.
Duração:
Aproximadamente 120 minutos – três (2) atividades de 60 minutos cada uma
Metodologia
Iniciar a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. A partir da questão “O que é lixo?”, possibilite que os alunos expressem oralmente suas hipóteses. Em seguida, no Laboratório de Informática os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre “O que é lixo?”, no sítio abaixo:
Fonte: http://www.compam.com.br/oquelixo.htm
Assistir ao vídeo “Se Liga Nessa - Cascão X Enchente - Lugar de Lixo é no Lixo” :
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Ijav3fJan7A
Em sala de aula é importante que a turma perceba que uma das causas das enchentes se refere ao destino incorreto do lixo: jogado nos bueiros e nas ruas. Para essa conscientização assistir ao vídeo:
Fonte: http://il.youtube.com/watch?v=jGf5IWT4Vl4&feature=related
As crianças poderão observar que a partir de atitudes simples de não jogar lixo nas ruas, podemos contribuir para evitar tragédias como a que acabaram de observar no vídeo. Explorar os acontecimentos recentes de enchentes ocorridos no Brasil como em: "São Paulo", “Santa Catarina”, “Alagoas” e outras regiões do Brasil. Trabalhar a escrita da palavra “Enchente”. Construir, de forma coletiva, um acróstico com a palavra em estudo, tentando atribuir a cada letra uma palavra que se relacione ao significado de enchente.
Para finalizar o trabalho com a temática lixo, escola realizará concomitantemente uma passeata e um mutirão de limpeza em parceria com a secretaria de Limpeza urbana e a secretaria de saúde através do NACZ ( Núcleo de Ações e Controle de Endemias e Zoonoses). Os alunos e professores ficarão responsáveis pela confecção de cartazes e a direção juntamente com os outros órgãos parceiros pela confecção das faixas que após as passeata serão colocadas nas ruas.
Recursos
Cartolina, cola, tesoura, revista, jornais, computadores conectados a internet, faixas, carro de som, CD.
Para outras informações acesse os sítios:http://lixohospitalar.vilabol.uol.com.br/Lixo.html
http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm
http://www.youtube.com/watch?v=8dDMxT43QRA
http://www.monica.com.br/mauricio/cronicas/cron179.htm
Avaliação
A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante ainda perceber se os objetivos elencados foram alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário