domingo, 4 de setembro de 2011

Registro de experiência digital

CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ENS. E APRENDENDO COM AS TIC
NOME: MARIA JENÚZIA FERREIRA / BRUNO FERNANDO SANTOS
UNIDADE 2: INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
ATIVIDADE: 2.7 – SUBTEMA “REGISTRO DIGITAL”
MUNICÍPIO:  OLHOS D’ ÁGUA
ESCOLA: E. M. PAULO VIEIRA SOUTO
FORMADORA: LURDES MATOS/FRANCISMAR PEREIRA LOPES


REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

       Planejamos uma atividade com o objetivo de pesquisar, analisar e tabular dados a respeito da temática alimentação e saúde além de explorar recursos de informática como editores de textos, Internet e Paint. O tema foi desenvolvido em uma perspectiva interdisciplinar, com enfoque nas áreas de ciências e alfabetização e teve uma duração trezentos e sessenta minutos, tempo superior ao previsto que era de trezentos minutos. Isso ocorreu devido ao grande número de apresentações durante a culminância.
A atividade foi dividida em cinco etapas ou cinco aulas, com a turma do 5º Ano lilás matutino, que conta com 27 alunos e teve a participação de 03 professores e uma especialista que acompanhou todo o processo desde ao seu planejamento.
A experiência foi bastante proveitosa. Houve a participação efetiva de todos os envolvidos, especialmente dos alunos que desenvolveram com entusiasmo todas as atividades propostas. Alguns apresentaram inicialmente dificuldades em realizar as atividades no computador devido a pouca intimidade com o mesmo, porém com orientação nossa e dos demais colegas conseguiram realizar todas as atividades com êxito.

 


Através deste trabalho podemos constatar como os recursos de multimídia chama a atenção dos alunos e os motivam a pesquisar, a produzir e a construir seu próprio conhecimento. A mudança de ambientes (sala, laboratório, pátio, cantina) quebra a rotina e a monotonia das aulas, deixando a criança mais motivada e disposta a aprender. E que a escola pode sim, ser um lugar prazeroso.




 


Através deste trabalho podemos constatar como os recursos de multimídia chama a atenção dos alunos e os motivam a pesquisar, a produzir e a construir seu próprio conhecimento. A mudança de ambientes (sala, laboratório, pátio, cantina) quebra a rotina e a monotonia das aulas, deixando a criança mais motivada e disposta a aprender. E que a escola pode sim, ser um lugar prazeroso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário