domingo, 4 de setembro de 2011

Pensando sobre as possíveis mudanças

CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ENS. E APRENDENDO COM AS TIC
NOME: MARIA JENÚZIA FERREIRA / BRUNO FERNANDO SANTOS
UNIDADE: 5 : CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADE: 4.1 – TEMA “PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS”
MUNICÍPIO:  OLHOS D’ ÁGUA
ESCOLA: E. M. PAULO VIEIRA SOUTO
FORMADORA: LOURDES MATOS/FRANCISMAR PEREIRA LOPES

PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS

           Como afirma Pedro Demo em sua entrevista “Os desafios da linguagem do século XXI” as novas tecnologias podem proporcionar mudanças imprescindíveis à educação. Neste contexto, cada vez mais, é necessário que a escola se aproprie destes novos recursos, oferecendo condições para que aluno, professores e demais funcionários possam utilizá-los em busca da melhoria do processo ensino-aprendizagem.
           
             As mudanças que podem ocorrer são enormes e especialmente as metodologias usadas pelo professor e na sua postura. As TICs multiplicaram enormemente as possibilidades de pesquisa de informação e os equipamentos interativos e de multimídia vieram colocar à disposição dos alunos um manancial inesgotável de informações. Munidos destes novos instrumentos, os alunos podem tornar-se exploradores potenciais do mundo que os envolve. Cabe aos professores ensinar aos alunos a avaliarem e gerirem na prática a informação que lhes chega. Este processo revela-se muito mais próximo da vida real do que os métodos tradicionais de transmissão do saber. Começam a surgir na sala de aula novos tipos de relacionamento e estratégias de ensino..
             Porém, este novo cenário não diminui o papel do professores, apenas o transforma, constituindo uma oportunidade que deve ser plenamente aproveitada. Já é claro que o professor não pode mais, numa sociedade de informação, limitar-se a ser transmissor de conhecimento devendo tornar-se parceiro de um saber coletivo que lhe compete organizar e gerir, transformando-se    em estimulador do diálogo, da reflexão e da participação crítica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário