domingo, 4 de setembro de 2011

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ENS. E APRENDENDO COM AS TIC
NOME: MARIA JENÚZIA FERREIRA / BRUNO FERNANDO SANTOS
UNIDADE 4:  CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADE: 4.7 – TEMA “CONCEITO DE CURRÍCULO”
MUNICÍPIO:  OLHOS D’ ÁGUA
ESCOLA: E. M. PAULO VIEIRA SOUTO
FORMADORA: LOURDES MATOS/FRANCISMAR PEREIRA LOPES

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

O que é currículo?

Podemos definir currículo com sendo o conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades, buscando concretizar os objetivos e as metas dos sistemas educacionais. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.

Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

No processo de incorporação das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento. Valoriza a autoria e favorece o exercício da autonomia. Este é seu grande valor educacional e, portanto, humano.

Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

      Integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo exige que a escola assuma como sua a tarefa de educar para o uso das mídias. A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e  aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para entendê-los e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa.
Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias existentes na escola à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas.

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

No âmbito do currículo vários projetos podem ser desenvolvidos de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem. Estes devem fazer parte da proposta pedagógica da escola.

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