domingo, 4 de setembro de 2011

trabalhando em sala de aula com tecnologias

CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ENS. E APRENDENDO COM AS TIC
NOME: MARIA JENÚZIA FERREIRA / BRUNO FERNANDO SANTOS
UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADE: 4.5 – TEMA “TRABALHO EM SALA COM TECNOLOGIAS”
MUNICÍPIO:  OLHOS D’ ÁGUA
ESCOLA: E. M. PAULO VIEIRA SOUTO
FORMADORA: LURDES MATOS/FRANCISMAR PEREIRA LOPES

PLANO DE AULA

Estrutura Curricular

Nível de Ensino/ Ano: Ensino Fundamental Inicial/ 5º Ano

Componente Curricular: Ciências e Alfabetização

Tema: Alimentação e saúde

Conteúdos: Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais

Objetivos
  • Pesquisar os hábitos alimentares da turma;
  • Identificar e classificar em adequados ou inadequados os hábitos alimentares dos alunos;
  • Tabular e organizar os dados coletados;
  • Pesquisar os procedimentos e cuidados com os alimentos;
  • Relacionar a alimentação com a qualidade de vida das pessoas;
  • Elaborar relatório relativo às descobertas
  • Explorar recursos de informática (editor de textos, Internet, Paint)
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 (cinco) atividades de 60 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que o aluno  consiga identificar sua alimentação e que saiba utilizar alguns programas de computador, como editor de textos, Paint, e Internet.

Procedimentos metodológicos
1ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
INVESTIGADO NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES
Organize a turma em roda de conversa e faça os seguintes questionamentos:
  • Em que horário realizam as refeições?
  • Com quem as fazem?
  • Qual lugar da casa utilizam para fazer as refeições?
  • Que alimentos consideram adequados e quais consideram inadequados. 
  • Outros questionamentos
Em seguida levar os alunos para o laboratório de informática, orientá-los a criarem uma tabela, através do editor de textos, com 3 colunas e a quantidade de linhas necessárias que suporte a hipótese de classificação dos hábitos alimentares citados na roda de conversa em adequados ou inadequados de todos os alunos.

ALUNO (A)

ADEQUADOS

INADEQUADOS


 
2ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
AMPLIANDO NOSSOS CONHECIMENTOS
Após análise da tabela, envolvendo alguns hábitos alimentares de toda a turma, orientá-los a se organizem em duplas no laboratório de informática e acessarem a Internet para assistirem ao vídeo "Teatro Educação Nutricional"   http://www.youtube.com/watch?v=eUsEmWQ81yw  , que trata de alguns alimentos preferidos pelas crianças, mas que são inadequados e faz sugestões de vários outros alimentos adequados para uma alimentação saudável.
Pedir também que acessem o vídeo "Comer pode ser divertido " http://www.youtube.com/watch?v=IheXSMN9Jb0 , que aborda alguns procedimentos e cuidados com os alimentos.
Atividade de casa
 Solicitar como Tarefa de Casa uma pesquisa com os pais ou outros responsáveis, na qual possam também classificar os hábitos alimentares de toda a família em adequados ou inadequados. Pedir também às famílias que relatem através de registro escrito os procedimentos e cuidados com os alimentos.
 Sugestão de modelo de Tarefa de Casa para a pesquisa utilizando o recurso Word ou outro editor de textos para a confecção de uma tabela.
TAREFA DE CASA
Nome: ________________________
Data: __/__/____

HORÁRIO

ALIMENTOS ADEQUADOS

ALIMENTOS INADEQUADOS

Café da Manhã
Almoço
Lanche
Jantar
Ceia  


REGISTRO DOS PROCEDIMENTOS E CUIDADOS COM OS ALIMENTOS

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
ENTREVISTANDO UMA NUTRICIONISTA
Construir o convite e a problematização com a turma. A problematização consiste nas perguntas, ou seja, o que eles vão perguntar para a /o nutricionista. Atividade interdisciplinar, pois contextualiza a escrita, ressaltando a sua função social, de comunicação e o conteúdo de Ciências.
Para o convite, os alunos poderão usar o recurso Paint, esse recurso possibilita o uso de desenhos e manuscritos.  A problematização será elaborada junto com os alunos, utilizando novamente o  recurso Word, onde os alunos copiarão  suas dúvidas num único texto. Orientá-los quanto aos elementos deste tipo de texto; quais informações devem conter: destinatário, assunto, local, data e horário  do evento e remetente/s. 
Após a entrevista organizar a turma em roda de conversa para socializar os conhecimentos adquiridos.
4ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
SOCIALIZANDO
Pedir aos alunos que acessem a página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação na Internet, mas precisamente no link do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar para conhecer melhor o programa e em seguida pedir que analisem se a alimentação oferecida pela escola é adequada ou inadequada.

5ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.
CULMINÂNCIA
Pedir aos alunos que pesquisem na Internet ou em outras fontes ou criem poesias músicas e peças teatrais sobre a temática para apresentação para toda a escola.
 Posteriormente, construa com os alunos um relatório coletivo, resgatando o que foi mais interessante. Se considerar pertinente poderá solicitar um relatório individual como forma de verificação da aprendizagem. 
Materiais/Recursos Didáticos
Xerox, computador com acesso a Internet, aparelho de som,  
Avaliação
Uma aula bem sucedida é aquela que alcançou seus objetivos, o que materializa este percurso é a avaliação. Construir com os alunos um relatório coletivo, resgatando o que foi mais interessante. Se considerar pertinente poderá solicitar um relatório individual como forma de verificação da aprendizagem. 
Verificar se os alunos estão participando de forma à alcançar tais metas. Organizar o registro individual, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário